"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

Reflexão sobre a origem dos números

Existia um pastor de ovelhas que amava cuidar de seus animais. Todos os dias, pela manhã, ele levava as ovelhas para passear, onde podiam se alimentar, correr e descansar.
Quando anoitecia, o pastor reunia todas as ovelhas e as colocava de novo no cercado. Mas havia um problema: às vezes, algumas delas iam para muito longe do grupo e o pastor não as via, e na hora de entrar, ele não percebia que estavam faltando ovelhas.

COMO O PASTOR, QUE NÃO SABIA CONTAR, PODERIA SABER SE TODAS OVELHAS ESTAVAM DENTRO DO CERCADO?



Propus uma atividade no pátio, onde brincaram de contar seu rebanho no cercado.
Delimitei 3 espaços no chão (cercados) e depois de combinarmos quem seria, ao lado de cada cercado ficou um PASTORZINHO, com pedrinhas na mão, para registrar a quantidade de suas OVELHINHAS.
A um sinal, as OVELHINHAS saíam para pastar. Para cada uma que saía, o PASTORZINHO colocava uma pedrinha no chão (EQUIVALÊNCIA).
Deveriam tomar cuidado, pois havia um lobo à espreita.
Depois de um tempo, outro sinal e elas voltavam, não necessariamente para o mesmo cercado de onde saíram. À cada uma que entrava, o pastorzinho pegava uma pedrinha. No final, questionávamos se havia mais ou menos ovelhinhas.








Sugestão encontrada na net:










0 comentários:

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo